Plataforma da Gerdau, voltada ao ensino de tecnologia, dados e inteligência artificial, passa a integrar o programa Geração Caldeira. Foto: divulgação

Gerdau se une ao Instituto Caldeira para oferecer capacitação a 18 mil jovens

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, uniu-se ao Instituto Caldeira para apoiar o Geração Caldeira, um programa voltado à capacitação de jovens de 16 a 24 anos para atuar em carreiras da nova economia. A iniciativa, que impacta 18 mil participantes em sua etapa online, passa a contar com conteúdo da plataforma Data4All, desenvolvida em parceria entre a Gerdau e a edtech Ada, voltada ao ensino de tecnologia de dados e inteligência artificial.

O Geração Caldeira é destinado a alunos e ex-alunos de escolas públicas que desejam trabalhar no mundo da inovação e da tecnologia. No programa, os alunos recebem capacitação com especialistas do mercado, acesso ao ecossistema do Caldeira, bolsa-auxílio durante a etapa presencial e conexão com oportunidades de trabalho. Nesse sentido, a inclusão do Data4All permitirá aos participantes o acesso a uma trilha de conteúdo complementar sobre IA generativa, cloud, dados, além de acesso a uma plataforma de 200 aulas, abrangendo conteúdos de programação, tecnologia, ciência de dados, IA, e desenvolvimento de soft skills, com o objetivo de prepará-los para enfrentar os desafios específicos de cada área.

Em 2024, o Data4All, que é aberto a toda a sociedade e está disponível no Brasil, Peru e México, alcançou marcos importantes, entre eles mais de 2 mil cursos concluídos e 422 provas realizadas, com mais de 10 mil alunos na base de dados. A plataforma também é utilizada no programa G.Data, focado na formação em análise de dados, que capacita colaboradores da Gerdau a solucionar desafios reais em suas respectivas áreas por meio da aplicação da ciência de dados. No último ano, o programa formou 60 cientistas de dados.

“A Gerdau é uma empresa genuinamente brasileira, com 124 anos de história, que tem avançado cada vez mais em sua jornada de inovação, realizando as transformações necessárias para o negócio por meio do digital e da tecnologia. Unido a isso, está o constante compromisso da companhia em desenvolver e capacitar seus colaboradores e pessoas interessadas em se prepara para o mercado de trabalho. Dessa forma, a oportunidade de incluir nosso programa de cursos de inovação e tecnologia em uma iniciativa como o Geração Caldeira é mais uma maneira de impactar positivamente as regiões em que estamos presentes”, destaca Gustavo França, diretor global de TI e Digital da Gerdau.

“A parceria do Caldeira com a Gerdau reforça a importância de programas educacionais prepararem jovens talentos da rede pública para trabalharem na nova economia”, completa Felipe Amaral, Diretor do Campus Caldeira. “O Data4All é uma grande oportunidade para os alunos do Geração Caldeira terem acesso a conteúdos de alta qualidade sobre ciência de dados e IA”.

Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 230 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,85 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Central de Conteúdo

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 rede@brasilinovador.com.br