Evento, que segue até sexta-feira (23/05), reúne especialistas e autoridades para debater as principais tendências do setor.
O dinamismo do varejo brasileiro, a capacidade de inovar do setor e as tendências que têm transformado o dia a dia dos negócios em todo o mundo estiveram em pauta nesta quarta-feira (21/05), primeiro dia da 11ª Feira Brasileira de Varejo (FBV), em Porto Alegre. Com uma pluralidade de ideias e posicionamentos, palestrantes de diferentes áreas atraíram atenção do grande público que circulou pelo evento.
Entre os painelistas, um dos destaques foi a participação do governador gaúcho Eduardo Leite, que falou sobre os “Caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Sul”. Realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae RS, a FBV se estende até sexta-feira (23/05), no Centro de Eventos da Fiergs, das 10h às 19h.
Um dos primeiros painéis do Palco Negócios da FBV ficou a cargo do especialista em varejo do Sebrae RS, Fabiano Zortéa. Falando sobre “O novo varejo raiz” para um auditório lotado, Zortéa chamou atenção das empresas que já praticam a essência do varejo em seus pontos de venda, mas que precisam estar conectadas às tendências como o uso da Inteligência Artificial (IA) para se manterem competitivas e ampliarem seus repertórios. “IA não é ferramenta só para grandes empresas. As pesquisas mostram que 80% dos varejistas vão usar IA até 2026 em seus negócios”. Para Zortéa, o varejista também precisa olhar todas as gerações que estão convivendo ao mesmo tempo, como a geração Z que está ingressando no mercado de trabalho e aumentando seu poder de compra. “As empresas precisam entender bem esta turma e organizar melhor suas próprias trajetórias, até porque estes jovens trazem valores muito positivos ao varejo como autenticidade, transparência e sustentabilidade”.
Falando sobre o tema “O Novo Varejo e o Consumidor 4.0: Inovação, Tecnologia e Experiência”, Arthur Igreja, co-fundador da plataforma AAA Inovação, enfatizou que uma das maiores transformações do varejo nos últimos anos é a mudança de comportamento do consumidor, hoje “hiper empoderado” em função do alcance e da velocidade de acesso a informações. “As empresas não podem nem estar muito à frente em termos de uso de IA, porque corre-se o risco de o consumidor não entender, mas não podem ficar para trás. A IA beneficia especialmente as pequenas empresas, porque os pequenos empresários são aqueles que têm que jogar em todas as posições”, enfatizou.
Também no Palco Negócios, com a palestra “A superação vale ouro”, o atleta paraolímpico Daniel Dias fez a plateia lotada refletir sobre o protagonismo que todos têm que assumir sobre a sua vida, além de deixar o processo mais leve nos negócios e na vida. “Eu escolhi sorrir para a vida, e convido a todos a fazer o mesmo”, afirmou. Essa leveza, o foco e a determinação foram essenciais para o atleta conquistar 100 medalhas, destas 78 de ouro. “Deixe seus medos de lado e sorria, sempre”. Daniel destacou que essa filosofia de vida é ainda mais importante nos dias em que as pessoas não estão motivadas. “Lembrem-se, sempre, do que vocês têm e agradeçam”, destacou.
Três estratégias para o varejo funcionar e performar junto aos clientes hoje, segundo Fabiano Zortéa:
1. Observar os novos sinais de consumo: “Não é só olhar a faixa etária, mas entender um pouco mais aprofundadamente quais são as emoções dos clientes para os quais se quer vender e adaptar a narrativa para chamar atenção do consumidor e ser mais relevante a partir daí”.
2. Utilizar a inteligência artificial: “A IA já está ajudando muita gente a vender melhor, a poder ter um script mais interessante, a estudar mais sobre comportamento de consumo, a ter ganhos de eficiência operacional e ser mais produtivo”.
3. Conexão de forma afetiva: “É o grande caminho pelo qual as marcas estão atraindo a atenção dos seus clientes e vendendo mais. Como é que se faz isso? Sendo autêntico, dando um senso de pertencimento e estando presente na comunidade para a qual você vende. Dessa forma, há chance muito maior de ter fluxo bom e fazer com que o varejo venda mais nos próximos meses”.
A FBV 2025 conta com parceiros em diferentes categorias.
São patrocinadores: Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) – Patrocinador Diamante; Caixa Econômica Federal e Governo Federal – Patrocinador Ouro; Sicredi e Governo do RS – Patrocinadores Prata; Banrisul e Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL) – Patrocinadores Bronze.
Demais patrocinadores: Prefeitura de Gravataí, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul S.A, (BADESUL), PagBank, Conselho Regional de Administração (CRA RS), Banco do Brasil.
Apoio: Fecomércio RS, Core, TOTVS, Prefeitura de Santa Maria e Prefeitura de Porto Alegre.
Media Partner: Grupo RBS.
SERVIÇO
O que: 11ª Feira Brasileira do Varejo
Quando: 21 a 23 de maio (quarta a sexta-feira)
Onde: Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 – bairro Sarandi – Porto Alegre)
Horário: 10h às 19h
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/fbv-feira-brasileira-do-varejo-2025/2071132
Mais informações: https://feirabrasileiradovarejo.com.br/